Natural Mente

Espaço dedicado essencialmente à saude e bem-estar. Podem encontrar dicas para o equilibrio geral do corpo e mente, através de terapias naturais, das propriedades dos alimentos e do exercicio físico.

sexta-feira, junho 09, 2006

Hoje é dia da Romã.


Sob o posto de vista medicinal, a romã é a rainha das frutas. Aliada das dietas depurativas, desintoxicantes e adelgaçantes, constitui também uma excelente barreira preventiva fortalecendo as defesas do organismo. Rica em açucares, sais minerais e taninos refrescantes, desinfectantes, descongestionantes e adstringentes foi considerada pelos gregos o símbolo do amor e por isso consagrada à deusa Afrodite.
O sumo de romã tem um poder desintoxicante e depurativo, é um remédio eficaz em caso de anginas ou outras infecções da garganta, inflamações gastrointestinais, colites, parasitas intestinais, afecções genito-urinárias, cólicas, febre e dispepsia.
Deve ser preparado cortando a romã ao meio e espremendo-a como se fosse uma laranja.
Para dores de garganta pode fazer gargarejos com o sumo, em caso de febre tomar o sumo pois é reconstituinte e elimina as toxinas acumuladas pela doença.
Para combater qualquer uma das outras afecções tome o sumo, de manhã, em jejum, durante uma semana, acompanhado com umas gotas de sumo de limão.
A decocção (ferver em água entre 10 e 20 minutos) da casca de romã servirá para fazer lavagens à boca, tratar úlceras e fortalecer as gengivas. A sua infusão (deitar água a ferver sobre a casca e deixar cerca de 10 minutos) é aconselhada em caso de diarreia.
A cura de romã - Escolha um dia D da semana, durante o qual não tem de trabalhar e o stress é reduzido. Neste dia a sua alimentação será exclusivamente feita à base de romã e água. Será muito eficaz para a perda de kilos a mais, depurar e desintoxicar o organismo. Também pode ser aplicada em situações de acidez do estômago, problemas intestinais, hipertensão, gota, artrite, reumatismo, inflamação dos rins, cálculos biliares ou renais, doenças do fígado e da pele.
Exemplo:
De manhã, em jejum, tomar um sumo de romã e limão (1/2 limão).
Pequeno almoço, almoço e jantar, 1 romã com yogurte desnatado.
Sempre que tenha fome, uma infusão de casca de romã, alternando com sumo.

7 Comments:

Blogger Kaotica said...

Vou passar a ter muito mais consideração pela romã!

3:11 da manhã  
Blogger Molly said...

também eu :) para mim a romã só se come no dia de Reis...mas a partir de agora vai ser diferente ;)

4:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

OI QUERO SABER SE AS FOLHAS DA ROMÃ TAMBEM SERVEM PARA ALGUMA DOENÇA

3:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

queria saber se podemos ingerir o cha da casca da romã e qual quantidade?

9:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quero saber se a ifusão da fruta da romã no guarana 0 açucar,pode ajudar nas dietas

5:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A infusão de romã com guaraná zero ajuda no tratamento de diabete?

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Que agradável surpresa.Desde antes, a romã me trazia imensa simpatia. Agora, com esses interessantes e ilustrativos informes, a romã me desperta amor!(Nilo)

11:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker